A matemática no cotidiano.

20 situações em que as operações matemáticas são utilizadas. 1-Compras de Supermercados (Quantos kg de cada alimento devo levar ) 2-As figuras geométricas estão ao nosso espaço diário nos móveis das casas, (Janelas, mesas cadeiras, camas etc.). 3-Receitas culinárias (situações de medidas e quantidades, que a mãe usa para adicionar as quantidades de todos os ingredientes). 4-Receitas Médicas ( quantos ml deve ser ministrados no paciente de hora em hora 5-No calendário ( quantos dias tem cada mês) 6-Relógio (Que nos orienta aos nossos compromissos para não nos atrasarmos) 7-Nos extratos bancários ( discrimina-se o que pagamos e quantos retiramos ) 8-Nas faturas domésticas, ( contas de água , luz , telefone, Internet , quanto gastamos ao mês) 9-N o trânsito ( quantos quilômetros foi percorrido e quanto que ainda falta^ 10-Nas filas em gerais ( senhas retiras para aguardar , quantos estão na minha frente etc.). 11- Na padaria ( quantos pães devo pedir? Quanto eu receberei de troco? Quanto eu gastei , utilizamos o cálculo mental ). 12-Na feira (quanto kg de batata deve comprar). 13-Nos termômetros da cidade ( que indicam as alterações do clima, calor frio) 14-Folhetos e panfletos ( promoções , preços , descontos, etc.). 15-Nos elevadores (1º, 2º, 3º, andar etc.). 16-Nas balanças (pesos, alturas). 17-A fita métrica ( utilizada pela a costureira ) 18-Na academia (ao utilizar os aparelhos, esteiras, pesos kg, etc) 19-Nas classificações de campeonatos (1º, 2º ) 20-Nas tabelas nutricionais no verso dos produtos (valor energético, carboidratos, proteínas,) quantidades por porção. Atividades sugerida Selecionar duas situações e preparar uma atividade para ser proposta em sala de aula, lembrando-se de definir a que ano de escolaridade se destina. ATIVIDADE 1 PRIMEIRA SITUAÇÃO NAS COMPRAS . Ano: 3º ano Objetivo: •Trabalhar o cálculo mental •Situações problemas •Qual estratégia deve ser usada •Concentração •Relacionar a matemática no cotidiano Esta atividade pode ser trabalhada coletivamente, entregar os desafios para a classe e pedir que os resolva. 1)O padeiro precisa preparar 360 pães. Se 245 já estão prontos, faltam assar quantos? Escolham os cálculos que sirvam para resolver esse problema: A.360+245 B.360-245 C.245+100+15 2)Comprei 6 cadernos por 5 reais cada um e paguei no caixa 4.Quanto gastei? ATIVIDADE II SEGUNDA SITUAÇÃO RECEITA DE BOLO Ano 1º ano Objetivo: •Trabalhar quantidades e medidas Esta atividade pode ser trabalhada em equipes cada equipe fica com uma receita para preparar, devem seguir as medidas corretamente. A professora pode solicitar que os alunos tragam de casa embalagens de supermercado para montar um cartaz . INGREDIENTES •1 copo de óleo •3 ovos •1 ½ copo de açúcar •2 copos de fubá •1 copo de trigo •1 copo de leite •1 colher de sopa de fermento em pó •1 pitada de sal PASSO 3 Aplicar a proposta para crianças e escanear os registros conclusivos. A atividade foi aplicada a uma criança. No final foi realizado um cartaz com colagem de embalagem que ele trouxa. Esta atividade foi realizada, juntamente com a receita de bolo que faz parte do cotidiano. PASSO4 Preparar um texto, com título, esclarecimento da proposta e comentários, sobre os resultados obtidos mediante o objetivo inicial, e colocá-lo no blog. Interpretando Problemas Nesse caso o problema exige operações, mas a resposta não é numérica. Não basta resolver contas; é preciso examinar os números encontrados e ficar atento quanto á situação descrita. Entre os procedimentos possíveis, por isso quando elaborar um enunciado ou eleger no livro didático qual será proposto em sala de aula, analise-o e pense nos objetivos que atingir. O primeiro passo é saber que ele deve ser usado para ensinar um conhecimento novo-e que as respostas do aluno deve mostrar quais conhecimentos ele usa para resolvê-lo. O segundo momento que deve ser levado em consideração é garantir que seja bem escrito, claro e procure não dar margem a ambiguidades. É não é uma questão de facilitar a linguagem ou simplificar os conceitos. A complexidade de um problema precisa estar ajustada á realidade de sua turma, nem tão difícil, mas desafiador, levando em consideração o que a criança já sabe. ETAPA 4 Esta atividade é fundamental para que você compreenda a importância da Seleção de atividades matemáticas adequadas á idade e ao nível de desenvolvimento no qual a criança se encontra, e que saiba utilizar recursos já consagrados para o ensino da Matemática, e outros símbolos. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. PASSOS Passo 1 Pesquisar, na bibliografia complementar sugerida e nos documentos no Google Docs, diferentes formas de registrar os cálculos e técnicas operatórias. Passo 2 Produzir um texto expondo as técnicas adotadas por no mínimo dois autores e justificando suas propostas. Base do texto KAMIL, Constance. A criança e o número e Piaget. O texto enfatiza que uma criança ativa e curiosa não aprende Matemática memorizando, repetindo e exercitando, mas resolvendo situações-problema, enfrentando obstáculos cognitivos e utilizando os conhecimentos que sejam frutos de sua inserção familiar e social. Ao mesmo tempo, os avanços conquistados pela didática da Matemática nos permitem afirmar que é com o uso do número, da análise e da reflexão sobre o sistema de numeração que os pequenos constroem conhecimentos a esse respeito. É preciso proporcionar atividades lúdicas, incentivando o gosto pela geometria (matemática) estimulando a curiosidade, o interesse e a criatividade, desenvolvendo a capacidade de classificar, representar e analisar o mundo em que vivemos. ´Passo 3 Pesquisar sobre a importância do cálculo mental para a construção do conceito de número A importância do cálculo mental torna-se evidente no dia a dia de cada um, quanto mais não. Seja, se pretendermos fazer compras ou efetuar as mais diversificadas relações entre grandeza ou equivalências que dispensam, por comodidade, o cálculo escrito. O próprio domínio do algoritmo é tanto mais fácil quanto maior for à capacidade de cálculo mental. O cálculo mental será facilitado a partir do conhecimento das propriedades das operações, ainda que não sejam explicitamente identificadas. É necessário o desenvolvimento de atividades que deem oportunidade ao aluno de saber contar de dois em dois, de três em três. Passo 4 Preparar-se para a apresentação do blog, definindo os itens mais importantes a serem expostos. Lembrar-se de que a criatividade e a apresentação de proposta significativa e desafiadora farão parte do processo de avaliação. Livro-Texto da Disciplina. RAMOS, Luzia F. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: ÁTICA, 2009. Bibliografia Complementar.

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