A matemática no cotidiano.
20 situações em que as operações matemáticas são utilizadas.
1-Compras de Supermercados (Quantos kg de cada alimento devo levar )
2-As figuras geométricas estão ao nosso espaço diário nos móveis das casas, (Janelas, mesas cadeiras, camas etc.).
3-Receitas culinárias (situações de medidas e quantidades, que a mãe usa para adicionar as quantidades de todos os ingredientes).
4-Receitas Médicas ( quantos ml deve ser ministrados no paciente de hora em hora
5-No calendário ( quantos dias tem cada mês)
6-Relógio (Que nos orienta aos nossos compromissos para não nos atrasarmos)
7-Nos extratos bancários ( discrimina-se o que pagamos e quantos retiramos )
8-Nas faturas domésticas, ( contas de água , luz , telefone, Internet , quanto gastamos ao mês)
9-N o trânsito ( quantos quilômetros foi percorrido e quanto que ainda falta^
10-Nas filas em gerais ( senhas retiras para aguardar , quantos estão na minha frente etc.).
11- Na padaria ( quantos pães devo pedir? Quanto eu receberei de troco? Quanto eu gastei , utilizamos o cálculo mental ).
12-Na feira (quanto kg de batata deve comprar).
13-Nos termômetros da cidade ( que indicam as alterações do clima, calor frio)
14-Folhetos e panfletos ( promoções , preços , descontos, etc.).
15-Nos elevadores (1º, 2º, 3º, andar etc.).
16-Nas balanças (pesos, alturas).
17-A fita métrica ( utilizada pela a costureira )
18-Na academia (ao utilizar os aparelhos, esteiras, pesos kg, etc)
19-Nas classificações de campeonatos (1º, 2º )
20-Nas tabelas nutricionais no verso dos produtos (valor energético, carboidratos, proteínas,) quantidades por porção.
Atividades sugerida
Selecionar duas situações e preparar uma atividade para ser proposta em sala de aula, lembrando-se de definir a que ano de escolaridade se destina.
ATIVIDADE 1 PRIMEIRA SITUAÇÃO NAS COMPRAS .
Ano: 3º ano
Objetivo:
•Trabalhar o cálculo mental
•Situações problemas
•Qual estratégia deve ser usada
•Concentração
•Relacionar a matemática no cotidiano
Esta atividade pode ser trabalhada coletivamente, entregar os desafios para a classe e pedir que os resolva.
1)O padeiro precisa preparar 360 pães. Se 245 já estão prontos, faltam assar quantos?
Escolham os cálculos que sirvam para resolver esse problema:
A.360+245
B.360-245
C.245+100+15
2)Comprei 6 cadernos por 5 reais cada um e paguei no caixa 4.Quanto gastei?
ATIVIDADE II SEGUNDA SITUAÇÃO RECEITA DE BOLO
Ano 1º ano
Objetivo:
•Trabalhar quantidades e medidas
Esta atividade pode ser trabalhada em equipes cada equipe fica com uma receita para preparar, devem seguir as medidas corretamente.
A professora pode solicitar que os alunos tragam de casa embalagens de supermercado para montar um cartaz .
INGREDIENTES
•1 copo de óleo
•3 ovos
•1 ½ copo de açúcar
•2 copos de fubá
•1 copo de trigo
•1 copo de leite
•1 colher de sopa de fermento em pó
•1 pitada de sal
PASSO 3
Aplicar a proposta para crianças e escanear os registros conclusivos.
A atividade foi aplicada a uma criança. No final foi realizado um cartaz com colagem de embalagem que ele trouxa.
Esta atividade foi realizada, juntamente com a receita de bolo que faz parte do cotidiano.
PASSO4
Preparar um texto, com título, esclarecimento da proposta e comentários, sobre os resultados obtidos mediante o objetivo inicial, e colocá-lo no blog.
Interpretando Problemas
Nesse caso o problema exige operações, mas a resposta não é numérica. Não basta resolver contas; é preciso examinar os números encontrados e ficar atento quanto á situação descrita.
Entre os procedimentos possíveis, por isso quando elaborar um enunciado ou eleger no livro didático qual será proposto em sala de aula, analise-o e pense nos objetivos que atingir. O primeiro passo é saber que ele deve ser usado para ensinar um conhecimento novo-e que as respostas do aluno deve mostrar quais conhecimentos ele usa para resolvê-lo.
O segundo momento que deve ser levado em consideração é garantir que seja bem escrito, claro e procure não dar margem a ambiguidades. É não é uma questão de facilitar a linguagem ou simplificar os conceitos. A complexidade de um problema precisa estar ajustada á realidade de sua turma, nem tão difícil, mas desafiador, levando em consideração o que a criança já sabe.
ETAPA 4
Esta atividade é fundamental para que você compreenda a importância da
Seleção de atividades matemáticas adequadas á idade e ao nível de desenvolvimento no qual a criança se encontra, e que saiba utilizar recursos já consagrados para o ensino da Matemática, e outros símbolos.
Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1
Pesquisar, na bibliografia complementar sugerida e nos documentos no Google Docs, diferentes formas de registrar os cálculos e técnicas operatórias.
Passo 2
Produzir um texto expondo as técnicas adotadas por no mínimo dois autores e justificando suas propostas.
Base do texto KAMIL, Constance. A criança e o número e Piaget.
O texto enfatiza que uma criança ativa e curiosa não aprende Matemática memorizando, repetindo e exercitando, mas resolvendo situações-problema, enfrentando obstáculos cognitivos e utilizando os conhecimentos que sejam frutos de sua inserção familiar e social. Ao mesmo tempo, os avanços conquistados pela didática da Matemática nos permitem afirmar que é com o uso do número, da análise e da reflexão sobre o sistema de numeração que os pequenos constroem conhecimentos a esse respeito. É preciso proporcionar
atividades lúdicas, incentivando o gosto pela geometria (matemática) estimulando a curiosidade, o interesse e a criatividade, desenvolvendo a capacidade de classificar, representar e analisar o mundo em que vivemos.
´Passo 3
Pesquisar sobre a importância do cálculo mental para a construção do conceito de número
A importância do cálculo mental torna-se evidente no dia a dia de cada um, quanto mais não.
Seja, se pretendermos fazer compras ou efetuar as mais diversificadas relações entre grandeza ou equivalências que dispensam, por comodidade, o cálculo escrito. O próprio domínio do algoritmo é tanto mais fácil quanto maior for à capacidade de cálculo mental. O cálculo mental será facilitado a partir do conhecimento das propriedades das operações, ainda que não sejam explicitamente identificadas.
É necessário o desenvolvimento de atividades que deem oportunidade ao
aluno de saber contar de dois em dois, de três em três.
Passo 4
Preparar-se para a apresentação do blog, definindo os itens mais importantes a serem expostos. Lembrar-se de que a criatividade e a apresentação de proposta significativa e desafiadora farão parte do processo de avaliação.
Livro-Texto da Disciplina.
RAMOS, Luzia F. Conversas sobre números, ações e operações: uma proposta criativa para o ensino da matemática nos primeiros anos. São Paulo: ÁTICA, 2009.
Bibliografia Complementar.
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