sábado, 1 de setembro de 2012
FASES DO DESENHO INFANTIL
Garatuja desordenada:
•Primeiro contato das crianças com o lápis e o papel;
•Desenha pelo prazer do movimento;
•Aparece com o traço livre, pois não há controle dos movimentos;
•Variam as formas de segurar os lápis;
•A Criança não faz relação do olho com a mão;
•Não há representação do desenho.
Garatuja ordenada (longitudinal)
>Coordena sua atividade visual e motora (explora o sentido longitudinal do papel);
>Ainda não há intenção representativa;
>Os traços são mais fortes;
>Relação espacial delimitada;
>
Apropriação dos instrumentos que usa ( papel. giz de cera, etc)
Garatuja ordenada (circular)
https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcTbrrVB2rdOKq8teLKbOMbfnGnIdVFSI0SZAmYn64ZC203rVuciEw
Garatuja nominada (mescla)
•Pode ocorrer uma mistura de uma etapa com outra ou todas ao mesmo tempo;
•Saída do pensamento motor para o pensamento representativo;
•A linguagem motora esta ligada a linguagem oral;
•A criança conta a historia do desenho através de frases.
Pré esquema ( 1º fase)
•Confundido com a garatuja circular;
•A ocupação do espaço não obedece nenhuma regra(sem linha de base , solto);
•Cor ainda arbitrária( uma só cor);
•Desenha o que sabe do objeto, mas não o que vê;
•Lembra formas geométricas.
Pré esquema ( 2º fase)
•Perde-se a relação com os movimentos corporais: ( o olho que no começo segue a mão, passa a guiá-la)
•Inicio de uma preocupação com a ocupação do espaço( ainda sem linha de base); ainda cor arbitraria( preocupação com a diversidade);
•Forma mais estruturada;
•Procura símbolos que represente o ambiente.
Pré esquema ( 3º fase)
•Começa a estruturar seu desenho com a linguagem ( bonecos, flores, girinos, sol, etc);
•Encontra-se no período pré operatório (4 a 6/7 anos);
•Os símbolos estão relacionados com a criança que é o centro do universo;
•Preocupação com alinha de base.
Esquema
•Preocupação em organizar as formas no espaço relacionando-as;
•As formas começam a se organizar a linha;
•Usa o limite da folha como limite de base;
•A forma desce ,cresce e o desafio é preenche-lo;
•Preocupação com a linha de base nos desenhos ( a linha de base parece ser uma indicação de que a criança se apercebeu das relações existentes entre ela própria e seu meio (Lowenfeld);
•Representação do espaço e tempo ( encontramos episódios diferentes representados por imagens não semelhantes em uma única sequencia de desenho);
•Faz do desenho do tipo RX ou transparentes;
•Preocupação em começar seu desenho pelo chão delimitando também o céu, a forma cresce e é totalmente preenchida.
•Desenha com um misto de plano e elevação;
•As duas linhas céu e base não se relacionam diretamente;
•Representação da casa com um plano lateral e outro frontal, em alinhamentos diferentes e conjugados;
•Como num jogo de equilíbrio, as formas e todas as espécies de sinais são trabalhadas.
Início do Realismo
•A criança chega ao inicio do realismo quando ultrapassa a frustração do enfrentamento com o real;
•A forma e o fundo são conquistados, havendo um apuramento da decoração com riquezas de detalhes;
•Aparece embrionariamente perspectivas no desenho;
•Acentua-se a necessidade do trabalho em grupo e da diversificação de técnicas.
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Muito bom e útil o vosso trabalho.
ResponderExcluirVcs teriam a bibliografia, sobre esse assunto?
ResponderExcluirMuito legal o blog ! Também tenho interesse na bibliografia do assunto
ResponderExcluirAdorei
ResponderExcluirAdorei
ResponderExcluirMas que beleza heim? Usando o antigo banner do meu blog (www.cantinhoeducativo.com.br)!!! Sem minha autorização!!! Isto é plágio!! Contrafação! Uso indevido do trabalho alheio!!! O By Tuca continua ali no cantinho!!! Que feio!!! Que falta de criatividade!
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