sábado, 1 de setembro de 2012

FASES DO DESENHO INFANTIL

Garatuja desordenada: •Primeiro contato das crianças com o lápis e o papel; •Desenha pelo prazer do movimento; •Aparece com o traço livre, pois não há controle dos movimentos; •Variam as formas de segurar os lápis; •A Criança não faz relação do olho com a mão; •Não há representação do desenho.
Garatuja ordenada (longitudinal) >Coordena sua atividade visual e motora (explora o sentido longitudinal do papel); >Ainda não há intenção representativa; >Os traços são mais fortes; >Relação espacial delimitada; >
Apropriação dos instrumentos que usa ( papel. giz de cera, etc) Garatuja ordenada (circular)
https://encrypted-tbn1.google.com/images?q=tbn:ANd9GcTbrrVB2rdOKq8teLKbOMbfnGnIdVFSI0SZAmYn64ZC203rVuciEw Garatuja nominada (mescla) •Pode ocorrer uma mistura de uma etapa com outra ou todas ao mesmo tempo; •Saída do pensamento motor para o pensamento representativo; •A linguagem motora esta ligada a linguagem oral; •A criança conta a historia do desenho através de frases.
Pré esquema ( 1º fase) •Confundido com a garatuja circular; •A ocupação do espaço não obedece nenhuma regra(sem linha de base , solto); •Cor ainda arbitrária( uma só cor); •Desenha o que sabe do objeto, mas não o que vê; •Lembra formas geométricas.
Pré esquema ( 2º fase) •Perde-se a relação com os movimentos corporais: ( o olho que no começo segue a mão, passa a guiá-la) •Inicio de uma preocupação com a ocupação do espaço( ainda sem linha de base); ainda cor arbitraria( preocupação com a diversidade); •Forma mais estruturada; •Procura símbolos que represente o ambiente.
Pré esquema ( 3º fase) •Começa a estruturar seu desenho com a linguagem ( bonecos, flores, girinos, sol, etc); •Encontra-se no período pré operatório (4 a 6/7 anos); •Os símbolos estão relacionados com a criança que é o centro do universo; •Preocupação com alinha de base.
Esquema •Preocupação em organizar as formas no espaço relacionando-as; •As formas começam a se organizar a linha; •Usa o limite da folha como limite de base; •A forma desce ,cresce e o desafio é preenche-lo; •Preocupação com a linha de base nos desenhos ( a linha de base parece ser uma indicação de que a criança se apercebeu das relações existentes entre ela própria e seu meio (Lowenfeld); •Representação do espaço e tempo ( encontramos episódios diferentes representados por imagens não semelhantes em uma única sequencia de desenho); •Faz do desenho do tipo RX ou transparentes; •Preocupação em começar seu desenho pelo chão delimitando também o céu, a forma cresce e é totalmente preenchida. •Desenha com um misto de plano e elevação; •As duas linhas céu e base não se relacionam diretamente; •Representação da casa com um plano lateral e outro frontal, em alinhamentos diferentes e conjugados; •Como num jogo de equilíbrio, as formas e todas as espécies de sinais são trabalhadas.
Início do Realismo •A criança chega ao inicio do realismo quando ultrapassa a frustração do enfrentamento com o real; •A forma e o fundo são conquistados, havendo um apuramento da decoração com riquezas de detalhes; •Aparece embrionariamente perspectivas no desenho; •Acentua-se a necessidade do trabalho em grupo e da diversificação de técnicas.

6 comentários:

  1. Vcs teriam a bibliografia, sobre esse assunto?

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  2. Muito legal o blog ! Também tenho interesse na bibliografia do assunto

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  3. Mas que beleza heim? Usando o antigo banner do meu blog (www.cantinhoeducativo.com.br)!!! Sem minha autorização!!! Isto é plágio!! Contrafação! Uso indevido do trabalho alheio!!! O By Tuca continua ali no cantinho!!! Que feio!!! Que falta de criatividade!

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